A-C-H-A-A-R

Que tal aprender uma nova palavra em Hindi hoje?


Não que eu seja fluente em Hindi, muito muito longe disso. Apenas construí um vocabulário básico e desenvolvi um método instrumental para poder ler as receitas da Índia em sua versão original. Foi mais ou menos assim: durante seis meses, eu anotava num caderninho tudo o que comi ao longo do dia, todos os dias. O nome do prato e dos seus ingredientes. Pouco a pouco, fui aprendendo o alfabeto Devanagri (o mesmo usado no Sânscrito) e formando meu vocabulário gastronômico, que hoje está num caderninho guardado a sete chaves. Aprendidas as palavras, a próxima etapa foi localizar as receitas e ler para poder reproduzi-las da maneira mais fiel possível para, então, adaptá-las ao paladar brasileiro e à disponibilidade de ingredientes por aqui.


Uma das palavras principais nas refeições de um indiano é ACHAAR, AACHAR ou ACHAR (अचार). Ela é bem menos conhecida por aqui do que as palavras MASSALA, CHUTNEY ou CURRY, mas dizem por lá que nenhuma refeição é completa se não tiver achaar.


Grosso modo, traduz-se como picles mas além dos picles tradicionais que a gente conhece por aqui preservados em vinagre ou caldas de vinagre, na Índia, usam-se também os óleos vegetais como meios para preservar vegetais além, claro, de uma lista de especiarias. Essas especiarias acrescentam sabores, tornando-os mais complexos e ricos. Além disso, são conhecidas tradicionalmente por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas e antimicrobianas.


Eles são servidos em quantidades pequenas na refeição, mas modificam e muito o sabor da comida. Alguns são mais picantes, outros são mais aromáticos e todos são deliciosos.



Não vou dizer que foi fácil, mas foi um aprendizado e tanto ler várias receitas de achaar indiano (em Hindi) para adaptar e selecionar três delas para lançar aqui no Brasil. Contar com a parceria do Rohit foi fundamental pois, conhecendo os sabores originais de cada achaar, ele ajudou a ajustar as formulações.




Agora que você aprendeu mais uma palavra em Hindi, que tal uma aulinha prática saboreando nossos três primeiros achaars que usam, como ingrediente principal a cebola, o alho e o pimentão?



VEJA OS RÓTULOS EM DETALHE, LISTA DE INGREDIENTES, TABELA NUTRICIONAL E SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÃO CLICANDO NAS FOTOS:






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo